terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sem preconceitos

É fantástico assistir à catalogação que ele faz dos outros. Diz-me que consegue facilmente identificar a orientação sexual deste ou daquele apenas com a observação atenta por alguns minutos. Ele, gay, assumidíssimo, é uma pessoa discreta. Eu achei-lhe piada. Conheço-o há tantos anos, mas há muito que não o via. Desconhecia estas evoluções todas, estas revelações. Não posso negar que é estranho ouvir isto de alguém com quem convivi em criança, não que não esperasse, apenas por não conseguir conceber esta ideia, por não conseguir afastar a imagem daquele miúdo tímido e simpático do antigamente.
Refere-se a um conhecido que diz ser sem o saber. Daqueles que o mais certo é vir a casar, ter filhos, e que só depois de algum tempo tem a certeza que não quer uma mulher, mas sim um homem. Esse até eu consigo identificar, é quase uma versão jovem do Manuel Luis Goucha. Esse deve estar a enganar-se a si próprio. Não creio que haja alguém que o conheça que não ache o mesmo.
Foi estranhamente engraçado reencontrá-lo. Foi um reviver de velhos tempos , no mesmo meio, mas com outra perspectiva. Adorei.

Sem comentários: