segunda-feira, 27 de julho de 2009

Egoísmo ou Hipocrisia?

O dia hoje começou mal. O stress acumulado de 3 semanas de um pesadelo que está longe de acabar veio ao de cima, e desmoronei. A calma e a serenidade com que tenho tentado enfrentar a situação são apenas uma máscara para o que sinto. Em vez de me entregar à tristeza e chorar como me tem apetecido cá no fundo, tenho conseguido aguentar-me.
Hoje simplesmente desabei. Sem motivo nenhum aparente. Entreguei-me à tristeza que me tem assolado e que eu tenho tentado afastar e gritei e chorei, como se não houvesse amanhã. É claro que quem está mais próximo é que apanha por tabela. Depois... já mais calma, e depois de ter deitado para fora mais do que queria, fiquei a pensar que talvez estivesse a ser egoista. Não sou só eu a ter problemas. O mundo não gira à minha volta. Toda a gente tem problemas e ele também tem os seus. Mas ao mesmo tempo sinto que tenho o "direito" de ter os meus problemas e de dar-lhes a importância que dou. E sim, para mim, nesses momentos, sou o centro do mundo. Os meus problemas são os mais importantes, a minha tristeza é a que merece maior atenção, eu, eu e mais eu, só eu é que importo nestas horas.
No fundo acho que não é egoísmo, ou talvez até seja, mas estaria a ser hipócrita se dissesse que nesses momentos me lembro do que quer que seja para além de mim.

Há momentos em que todos somos egoístas em relação ao que sentimos. Temos sempre o "maior" problema, a "maior" dor, nem que seja só uma unha partida. E somos hipócritas se dissermos que não. Por isso, perfiro ser egoista. Porque sei que são só momentos meus. Maus momentos meus. Depois de desabafar melhora. Umas vezes mais que outras. Mas ajuda.

Sem comentários: