domingo, 21 de junho de 2009

casamento - não casamento

Nos dias que correm dizer que acreditamos no casamento* parece que não é visto com bons olhos. Eu acredito. Mas também acredito que hoje as pessoas se casam, às vezes, de olhos fechados, embebidos pela paixão arrebatadora que sentem ao início; outras vezes simplesmente para serem do contra; outras pensam que aquela pessoa com quem vão casar vai mudar, para melhor. Depois as coisas não dão certo, depois há as separações, os divórcios. Da mesma forma que acredito no casamento, e sim, para mim casamento é para a vida, também acredito, que quando as coisas não dão certo, quando se tenta uma e outra vez, e não dá certo, é melhor ir um para cada lado.

Estar ao lado dela nesta fase não é fácil e tenho feito um esforço por parecer muito liberar, ou melhor, até quero ser. Mas não deixa de me preocupar o facto de se ter atirado de cabeça para uma nova relação, mal o casamento terminou. Sinto-a tão feliz, como nunca a senti antes. Sinto que agora encontrou uma pessoa que a compreende, que a preenche. Mas não posso deixar de achar que está a ir depressa demais. Que não devia pensar já em voltar a casar... 4 meses é muito pouco...

Eu sei que, no lugar dela, talvez fizesse exactamente a mesma coisa. Mas não sou eu, e eu gosto demais dela para a ver sofrer outra vez, e por isso tenho medo. Por isso tento dizer-lhe para ir com calma. Mas é tão dificil dizê-lo, sem que pense que eu não acredito nesse novo amor. Porque acredito, porque simplesmente acredito no amor.


* leia-se casamento como qualquer relação em que há uma casa, uma vida em comum, seja ele no papel ou não.

Sem comentários: